domingo, 16 de maio de 2010

Webber lidera dobradinha em Mônaco e, enfim, coloca a RBR na liderança

Após seis corridas, o melhor carro da temporada, enfim, chegou à liderança da Fórmula 1. Assim como tinha acontecido em Barcelona, o australiano Mark Webber liderou de ponta a ponta o GP de Mônaco, neste domingo, e levou a RBR para o topo dos dois campeonatos: o de pilotos e o de construtores. Logo atrás dele chegou o companheiro Sebastian Vettel, agora vice-líder do Mundial. O polonês Robert Kubica completou o pódio.
O brasileiro Felipe Massa chegou em quarto lugar e pulou para quinto na classificação. Fernando Alonso, seu companheiro da Ferrari, protagonizou ao lado de Michael Schumacher, da Mercedes, um episódio polêmico no fim da prova. O espanhol, que tinha largado dos boxes, conseguiu ganhar posições e chegaria em sexto, atrás de Lewis Hamilton, da McLaren, mas caiu para sétimo ao ser superado pelo alemão. Como o safety car tinha entrado na pista na última volta, as ultrapassagens estavam probidas até o fim da corrida. Duas horas após a prova, Schumi foi punido com acréscimo de 20 segundos e caiu para a 12ª posição. Alonso, portanto, foi confirmado em sexto e hoje é o terceiro colocado no Mundial de pilotos.
formula 1 - webber e vettel no go de mônaco 
Mark Webber e Sebastian Vettel carregaram suas RBRs até o topo da classificação.
Rubens Barrichello, da Williams, abandonou após bater na 31ª volta, por causa de uma quebra de suspensão no carro. Os brasileiros estreantes, mais uma vez, não tiveram sorte: Bruno Senna, da Hispania, e Lucas Di Grassi, da VRT, também não conseguiram completar a prova.
A corrida
A largada nas ruas de Mônaco transcorreu sem tumulto. Webber manteve a ponta, mas Kubica demorou a sair e acabou perdendo a segunda posição para Vettel. Preso pelo polonês, Massa optou por se manter em quarto lugar e se defender do ataque de Hamilton. O maior vencedor na saída foi Barrichello, que pulou de nono para sexto, aproveitando a disputa entre Schumacher e Nico Rosberg, companheiros de Mercedes.
Ainda na volta inicial, contudo, Nico Hulkenberg perdeu o controle de sua Williams e bateu de frente no muro, provocando a primeira das quatro entradas do safety car na pista. Alonso aproveitou e entrou nos boxes para fazer logo sua troca de pneus.
Na terceira volta, ainda com o safety car, Button parou logo após a Sainte Devote com muita fumaça saindo de sua McLaren. O então líder do campeonato abandonou a prova por um erro infantil da equipe, que simplesmente esqueceu de tirar a tampa de um dos radiadores e causou superaquecimento no motor do piloto britânico.
Reação de Alonso
O carro de segurança só saiu da pista na oitava volta, e Alonso, 20º, continuava sua marcha de recuperação. A primeira vítima, logo na relargada, foi Karun Chandhok, da Hispana. Di Grassi deu mais trabalho e segurou o espanhol da Ferrari por duas voltas. O bicampeão mundial se irritou com o brasileiro e chegou a fazer gestos com a mão direita . Ele só conseguiu a ultrapassagem na saída do túnel, após um vacilo do piloto da VRT.
Com Jarno Trulli, a ultrapassagem de Alonso foi bem mais fácil, e àquela altura só faltavam dois carros para o espanhol superar as estreantes. Ele conseguiu resolver sua vida em dois tempos: deixou Timo Glock para trás na 15ª volta, e superou Heikki Kovalainen na 16ª. Duas passagens depois, com a sequência de pit stops dos rivais, veio o pulo do gato: Alonso aproveitou que já tinha parado no início da prova e deu um salto para a sexta posição.
Quem abriu as paradas na 18ª volta foi Lewis Hamilton, seguido por Schumacher e Barrichello. O inglês conseguiu voltar à frente de Alonso, na quinta posição. Em quarto, Massa fez uma boa parada na 20ª e se manteve à frente do inglês da McLaren.
Kubica fez sua parada na 22ª passagem, uma antes de Vettel. Em seguida foi a vez do líder Webber, que não foi ameaçado e manteve a ponta. Rosberg chegou a ficar em segundo, mas demorou para fazer sua troca de pneus e acabou superado por Schumi, caindo para oitavo.


Barrichello bate e joga o volante na pista
Na 31ª volta, o safety car entrou pela segunda vez. Nono colocado, Barrichello teve a suspensão traseira esquerda quebrada na subida para a curva Massenet e bateu forte (veja o vídeo). Parado na contramão, o brasileiro jogou na pista o seu volante, que acabou colhido pelo carro de Chandhok. Pouco depois, ele admitiu a frustração, mas garantiu que só jogou o volante para sair daquela posição o mais rápido possível. Apesar do acidente, a bandeira amarela foi rápida, e a relargada foi autorizada na 34ª passagem.
As posições foram mantidas no reinício da corrida, com Webber puxando a dobradinha da RBR. Na 43ª volta, lá foi o safety car para a pista pela terceira vez, por um motivo comum em grandes cidades: a tampa solta de um bueiro na curva Massenet, mesmo lugar da batida de Rubinho.
Duas voltas depois, as posições se mantiveram mais uma vez. Em um circuito onde as ultrapassagens são complicadas, os pilotos preferiram não se arriscar. Kubica até tentou pressionar Vettel, mas o ímpeto do polonês logo acabou. Com uma enorme vantagem, Webber se deu ao luxo até de poupar os freios, muito exigidos no circuito monegasco.
A três voltas do fim, veio o tumulto, com um acidente entre Karun Chandhok e Jarno Trulli, os dois últimos colocados. O safety car foi acionado novamente. Não houve tempo para uma relargada, por causa da retirada dos carros, e Webber cruzou a linha de chegada em primeiro com tranquilidade. Antes do fim da prova, contudo, Alonso cometeu um erro e foi ultrapassado por Schumacher , perdendo a sexta posição para o alemão. A manobra, contudo, foi ilegal. Quando a última volta é aberta com safety car, as ultrapassagens ficam proibidas até a bandeirada.
formula 1 - webber e vettel comemoram no gp de mônaco 
Mark Webber e Sebastian Vettel festejam a dobradinha na prova deste domingo, em Monte Carlo

Confira o resultado final do GP de Mônaco:
1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 78 voltas em 1h50m13s355
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 0s448
3 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 1s675
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 2s666
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 4s363
6 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 6s341
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 6s651
8 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 6s970
9 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 7s305
10 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 8s199
11 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 9s135
12 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 5s712 (punido)
13 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 4 voltas/abandono
Não completaram:
Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - a 8 voltas/acidente
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 8 voltas/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 20 voltas/mecânico
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 20 voltas/mecânico
Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 48 voltas/acidente

Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 52 voltas/mecânico
Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 53 voltas/mecânico
Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 56 voltas/acidente
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 57 voltas/mecânico
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 76 voltas/motor
Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 78 voltas/acidente


Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m15s192, na 71ª

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