Inovações tecnológicas da Fórmula 1



HANS (Head and Neck Suport)
Em 2003, o HANS passa a ser um equipamento esportivo visando a segurança de pilotos da Fórmula 1.
O HANS é um suporte usado geralmente na altura do pescoço do piloto e fixado à parte de baixo do capacete do mesmo, evitando que, assim, a cabeça do competidor seja projetada à frente em caso de uma freada brusca.
Em décadas passadas, muitos pilotos tiveram fraturas no pescoço provenientes das  violentas pancadas, que, aliado à baixa proteção dos circuitos, tinham suas carreiras interrompidas.
Um dos casos na qual uma boa proteção e o dispositivo em questão poderiam ter salvado a sua vida é a do piloto austríaco Roland Ratzenberger (1994, Simtek, San Marino) na qual seu carro perde a asa dianteira e o carro passa a mais de 290 km/h em uma das curvas do circuito, fazendo com que a desaceleração projetasse sua cabeça para a frente e formando um rombo no mono coque.
 O efeito trágico da falta de segurança nos circuitos e o dispositivo

KERS
Em 2009, um novo dispositivo tecnológico era criado no circo da Fórmula 1: o KERS, sistema de recuperação de energia cinética.
O KERS nada mais é do que um sistema que recupera a energia desperdiçada em freadas, que são armazenadas em uma “bateria” atrás do piloto e junto ao motor.
Quando o botão do KERS era acionado pelo piloto no volante do monoposto, a energia era liberada, dando 80 hp ao motor.
O projeto não teve continuidade para 2010 pois havia muitos custos, além da  proteção dos carros em relação ao isolamento de energia .
Em 2009, um mecânico da BMW Sauber levou um choque após tocar no carro de Robert Kubica durante testes de pré-temporada.
 KERS: Mocinho ou vilão? (fonte da imagem:GPUpdate.com)

Duto Traseiro
Em 2010, mais uma façanha tecnológica foi lançada na categoria: o duto traseiro.
O sistema já era existente na F1 desde 2008 em alguns carros.
O sistema nada mais nada menos diminui a carga aerodinâmica da asa traseira, fazendo com que aumente a velocidade em retas.
O sistema pode ser considerado inovador, porém, arriscado, pois o piloto tem que retirar a mão do volante enquanto se dirige.
No Grande Prêmio da Espanha, a câmera onboard do piloto espanhol Fernando Alonso (Ferrari) foi mostrada e era nítido como ele retirava a mão para dar funcionalidade à engenhoca.
Na McLaren, o problema já foi solucionado. Agora, o MP4-25 tem o dispositivo ativado pelas pernas do piloto.


 Duto Taseiro:uma tecnologia arriscada
Difusor Duplo
Também em 2009, entrou em cena o difusor duplo.
Pivô de brigas entre as equipes que usavam e as que não usavam, o sistema pode proporcionar alegrias a aquelas equipes que usufruíram do sistema (Williams, BrawnGP e Toyota).
A maioria das equipes que usaram o tal dispositivo  tiveram bons resultados:

  • Brawn GP: foi campeã de construtores e de pilotos com Jenson Button

  • Williams: fez um bom trabalho aliado aos seus pilotos medianos

  • Toyota: fez uma boa temporada, marcando até uma pole position com Jarno Trulli no Bahrein. Foi marcado também pelo talento de Kamui Kobayashi (atualmente na Sauber)


 Difusor duplo:tecnologia campeã nas pistas da F1