A chuva não deu as caras em Barcelona e, sem ela, a monotonia voltou à Fórmula 1. Em um domingo de pista seca e raríssimas ultrapassagens, Mark Webber agradeceu à meteorologia e manteve uma tradição no GP da Espanha: pela 16ª vez nos 20 anos em que a prova é disputada no circuito catalão, o pole position terminou no lugar mais alto do pódio. O australiano da RBR venceu após liderar de ponta a ponta, sem sofrer uma ameaça sequer durante toda a corrida. Só quebrou o gelo após a bandeirada, quando saiu do carro e jogou seu capacete para a torcida. A única dose de emoção durante a prova ficou por conta do azar de Lewis Hamilton. O inglês da McLaren chegaria em segundo e seria o vice-líder da temporada, mas estourou um pneu na penúltima volta e abandonou. Melhor para Fernando Alonso, que, correndo em casa, chegou em segundo e embolou a briga pela liderança do campeonato.
Sebastian Vettel, da RBR, completou o pódio em terceiro. Felipe Massa chegou em sexto e perdeu mais um duelo interno na Ferrari para Alonso. O espanhol agora tem 67 pontos na temporada, encostado no líder Jenson Button, que foi a 70 - Massa vem em sexto lugar, com 49. Atual campeão do mundo, o inglês da McLaren terminou a prova em quinto, logo atrás de Michael Schumacher, da Mercedes, que deu os primeiros sinais de reação no campeonato após as atualizações em seu carro. O alemão conseguiu uma ótima quarta posição, nove à frente do companheiro Nico Rosberg.
No pódio, Mark Webber comemora sua primeira vitória na temporada 2010 em Barcelona (Foto: Reuters)
Rubens Barrichello, da Williams, largou em 17º e conseguiu terminar a corrida em nono. Lucas di Grassi, da VRT, foi o último a completar a prova, em 19º; e Bruno Senna, da Hispania, abandonou. A próxima corrida será disputada nas ruas de Mônaco, no próximo domingo, dia 16 de maio.
A corrida
Apesar das previsões de chuva para o fim de semana, o domingo em Barcelona começou com pista seca, para alegria dos pilotos da RBR. E a largada não teve grandes surpresas. Webber segurou os ataques de Vettel e Hamilton, manteve a ponta e não olhou mais para trás. Alonso ainda tentou o bote sobre o inglês da McLaren, mas teve de se contentar com a quarta posição.
Nono colocado no grid, Massa conseguiu uma boa largada e ganhou duas posições, subindo para sétimo. Quem teve o maior avanço, contudo, foi Barrichello, que pulou de 17º para 12º ao fim da primeira volta. Por coincidência, os dois brasileiros ficaram presos atrás dos carros da Mercedes: Schumacher, em oitavo, segurava Massa, e Rosberg, o 11º, se manteve à frente de Rubinho. Bruno Senna, na problemática Hispania, passou reto logo após o primeiro setor do circuito e abandonou. Di Grassi se manteve na 20ª posição.
Mark Webber pulou na frente na largada e não olhou mais para trás até a vitória
A vantagem de Webber na ponta não era tão grande quando a dos treinos, mas lhe garantia o conforto no início da corrida. Pouco depois, o australiano engrenou uma sequência de voltas mais rápidas e, na décima passagem, já abria uma diferença de dois segundos para os rivais. Vettel não mantinha o ritmo do companheiro e não conseguia se distanciar de Hamilton.
Quando os carros começaram a parar nos boxes, Nico Rosberg sofreu com um erro de Mercedes: o mecânico responsável pela roda dianteira direita não apertou a porca corretamente. Liberado antes da hora, Nico parou o carro e foi empurrado de volta para completar o trabalho. Perdeu duas posições e caiu para 13º.
O companheiro de Rosberg teve mais sorte. Na 16ª volta, Schumacher aproveitou a demora de Button nos boxes para ganhar a quinta posição. O inglês voltou atrás do alemão e deu início a uma briga que, por alguns momentos, injetou um pouco de emoção na corrida. Ainda assim, ficaram evidentes os problemas de ultrapassagem no circuito de Barcelona. Mesmo com o duto aerodinâmico, que aumenta a velocidade nas retas, Button não conseguiu emplacar a manobra. Durante várias voltas, o heptacampeão sempre ficava na linha de dentro, atrapalhando o rival. A disputa acabou permitindo a aproximação de Massa, que vinha em sétimo.
Quem também se deu mal na parada nos boxes foi Vettel. O alemão perdeu a segunda posição para Hamilton. Enquanto isso, Webber continuava absoluto na ponta. Na 36ª volta, o australiano já estava 12 segundos à frente da concorrência. Atrás dele, a procissão. Vettel tentava chegar perto de Hamilton, mas o inglês conseguia manter uma margem confortável acima de um segundo.
Só que o alemão teve problemas de freio a partir da 54ª volta, entrou para trocar os pneus e caiu para a quarta posição. O inglês assumiria a vice-liderança do campeonato se chegasse em segundo, mas deu um azar ainda maior. Na penúltima volta, ele estourou o pneu dianteiro esquerdo e abandonou. Melhor para Alonso, que herdou a segunda posição e, de quebra, encostou em Button na luta pela liderança.
Confira o resultado final do GP da Espanha:
1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 66 voltas em 1h35m44s101
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 24s065
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 51s338
4 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m02s195
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m03s728
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m05s767
7 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1m12s941
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 1m13s677
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
10 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
11 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
14 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 2 voltas/acidente
15 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 2 voltas
16 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 2 voltas
17 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 3 voltas
18 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 3 voltas
19 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 4 voltas
Não completaram:
Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 24 voltas/mecânico
Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - a 39 voltas/mecânico
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 48 voltas/mecânico
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 66 voltas/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 66 voltas/não largou
Melhor volta: Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s357, na 59ª volta
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