Carros Campeões e Históricos



O MP4/13 é o modelo da McLaren da temporada de 1998 da F1. Foi guiado por David Coulthard e Mika Häkkinen.Foi campeão de pilotos com Mika Hakkinen

Construtor: McLaren
Produção: 1998
Antecessor: McLaren MP4/12
Sucessor: McLaren MP4/14
Tipo de Carroçaria: Monoposto de corrida
Motor: Mercedes-Benz FO110G V10
Caixa de velocidades: McLaren semi-auto L 6 velocidades
Peso bruto (kg): 600 kg
Designer: Adrian Newey
Neil Oatley
____________________________________________________________



O MP4-14 é o modelo da McLaren da temporada de 1999 da F1. Foi guiado por David Coulthard e Mika Häkkinen. A equipe conquistou o Mundial de Pilotos.


Construtor: McLaren
Produção: 1999
Antecessor: McLaren MP4-13
Sucessor: McLaren MP4-15
Tipo de Carroçaria: Monoposto de corrida
Motor: Mercedes FO110H 3.0L V10
Caixa de velocidades: McLaren L semi-auto 6 velocidades
Peso bruto (kg): 600 kg
Designer: Adrian Newey
Neil Oatley

____________________________________________________________



O P34 foi o modelo de Fórmula 1 da Tyrrell em parte da temporada de 1976 e em toda a temporada de 1977 da F1. Foi guiado por Jody Scheckter, Patrick Depailler e Ronnie Peterson.
A inédita configuração de quatro rodas na dianteira, todas elas esterçantes, foi uma tentativa do engenheiro Derek Gardner de reduzir a área frontal do carro, com o uso de pneus menores, e assim obter uma melhor penetração aerodinâmica. A fábrica de pneus Goodyear teve que produzir, especialmente para o modelo, pneus com 10 polegadas de diâmetro.
O Tyrrell P34 não chegou a ser um fracasso e até conseguiu alguns bons resultados, mas apresentou um desempenho prático bem aquém do esperado pela equipe: embora a área frontal realmente diminuísse, a aerodinâmica proporcionada pelo rombudo bico do carro não era das melhores e, principalmente, as rodas traseiras continuaram com as mesmas dimensões dos outros Fórmula 1 da época --- o que acabava deixando a área frontal praticamente igual. O mecanismo de suspensão e de direção necessário para fazer as quatro rodas esterçarem mostrou-se complexo e de difíceis acerto e manutenção. E os pneus menores, apesar de não mostrarem uma piora perceptível de desempenho ou maior desgaste, tinham um custo muito alto, devido à baixíssima escala de produção.



Construtor: Tyrrell
Produção: 1976-1977
Antecessor: Tyrrell 007
Sucessor: Tyrrell 008
Tipo de Carroçaria: Monoposto de corrida
Motor: Ford-Cosworth DFV V8
Caixa de velocidades: Hewland FG400, 5 velocidades manuais
Peso bruto (kg): 587 kg
Modelos similares: March 2-4-0
Ferrari 312T
Covini C6W
Panther 6
Designer: Derek Gardner
 ___________________________________________________________
O FW14/FW14B é o modelo da Williams das temporadas de 1991 e a versão B de 1992 da F1. Foi guiado por Nigel Mansell e Riccardo Patrese. O modelo FW14B era equipado com a suspensão ativa. A equipe conquistou o Mundial de Pilotos e de Construtores em 1992.
 O Modelo no topo é o FW14, usado em 1991.Acima, o modelo FW14B da temporada 1992, cujo carro foi guiado pelo campeão Nigel Mansell


Construtor: Williams
Produção: 1991-1992
Antecessor: Williams FW13
Sucessor: Williams FW15C
Tipo de Carroçaria: Monoposto de corrida
Motor: Renault RS3 V10 aspirado
Renault RS4 V10 aspirado (B)
Caixa de velocidades: Williams/XTrac semi-auto T 6 velocidades
Peso bruto (kg): 510 kg
Depósito (l): 220 L
223 L (B)
Modelos similares: McLaren MP4/4
Ferrari F2002
Ferrari F2004
Lotus 79
Mercedes-Benz W196
Designer: Patrick Head
Adrian Newey
____________________________________________________________




O F2002 é o modelo da Ferrari das temporadas de 2002 e 2003 (apenas parte) da F1. O F2002 foi guiado por Michael Schumacher e Rubens Barrichello a partir da quarta etapa, o Grande Prêmio de San Marino em Ímola até a quarta etapa de 2003, o Grande Prêmio de San Marino em Ímola. Schumacher chegou a pilotá-lo na terceira etapa, o Grande Prêmio do Brasil em Interlagos. A equipe conquistou o Mundial de Pilotos e de Construtores em 2002.

Construtor: Ferrari
Produção: 2002
Antecessor: Ferrari F2001
Sucessor: Ferrari F2003GA
Tipo de Carroçaria: Monoposto de corrida
Motor: Ferrari 051 V10
Caixa de velocidades: 7 velocidades semi-automáticas
Peso bruto (kg): 600 kg
Designer: Rory Byrne

____________________________________________________________



O MP4/4 foi o modelo da Honda Marlboro McLaren para a Temporada de Fórmula 1 de 1988. Teve como pilotos o fracês Alain Prost e o brasileiro Ayrton Senna.
Este monoposto dominou, de forma exuberante o campeonato, vencendo 15 dos 16 GPs, recorde de vitórias de uma escuderia em uma temporada. A equipe conquistou o Mundial de Construtores e as duas primeiras posições no Mundial de Pilotos. O MP4/4 é considerado por muitos entusiastas da Fórmula 1 como o melhor carro de corrida de todos os tempos.

Construtor: McLaren
Produção: 1988
Antecessor: McLaren MP4/3
Sucessor: McLaren MP4/5
Tipo de Carroçaria: Monoposto de corrida
Motor: Honda RA186E V6 turbo
Caixa de velocidades: McLaren/Weismann 6 velocidades
Peso bruto (kg): 540 kg
Modelos relacionados: Mercedes-Benz W196
Lotus 79
Williams FW14
Ferrari F2002
Ferrari F2004
Designer: Gordon Murray
____________________________________________________________

O MP4/6 e MP4/6B é o modelo da McLaren das temporadas de 1991 e do início da de 1992 da Fórmula 1.
Em 1991, o modelo MP4/6 foi conduzido por Ayrton Senna e Gerhard Berger no campeonato de 1991. A equipe conquistou o Mundial de Pilotos e de Construtores. Já em 1992, o MP4/6B foi utilizado por ambos na primeira e a segunda corrida da temporada de 1992: África do Sul em Kyalami e México em Hermanos Rodríguez. Foi também o fim de um domínio que acabaria com a suspensão ativa da Williams, mas foi o melhor carro desde a temporada de 1988 e eleito o melhor carro de todos os tempos.

Construtor: McLaren
Produção: 1991-1992
Antecessor: McLaren MP4/5
Sucessor: McLaren MP4/7A
Tipo de Carroçaria: Monoposto de corrida
Motor: Honda RA121E V12 aspirado
Caixa de velocidades: McLaren 6Y Semi-auto T 6 velocidades
Peso bruto (kg): 505 kg
Designer: Neil Oatley

______________________________________________________________
O JS5 é o modelo da Ligier da temporada de 1976 da F1. Foi guiado por Jacques Laffite


Construtor: Ligier
Produção: 1976
Sucessor: Ligier JS7
Tipo de Carroçaria: Monoposto de corrida
Motor: Matra MS73 V12
Caixa de velocidades: Hewland TL 2-200 5 velocidades
Peso bruto (kg): 605 kg
Designer: Gérard Ducarouge
Michel Beaujon
._____________________________________________________________
 Howden Ganley, March 2-4-0 Six Wheeler, Silverstone, teste de apresentação do carro, que usava um cambio tempestuoso (quebrava direto, não durava 10 voltas). Nesse treino, o cambio não durou uma volta, os mecanicos da March (que são excelentes gambiarreiros) adaptaram coisas no March (que por sinal também era uma adaptação, do March 761, com profundas adaptações), e o carro voltou com apenas um eixo motriz funcionando (ninguém notou porque estavam mais preocupados com a chuva que caia no circuito).
Texto:Daniel Feliciano

Esse carro careçe de fontes.
Quem puder ajudar com o material, ficarei muito grato.
_______________________________________________________

O A1/A1B é o modelo da Arrows das temporadas de 1978 e 1979 da F1. Foi guiado por Riccardo Patrese, Rolf Stommelen e Jochen Mass.


Construtor: Arrows
Produção: 1978-1979
Antecessor: Arrows FA1
Sucessor: Arrows A2
Tipo de Carroçaria: Monoposto de corrida
Motor: Ford-Cosworth DFV V8
Caixa de velocidades: Hewland FGA 400 5/6 velocidades
Peso bruto (kg): 600 kg
Designer: Tony Southgate
Dave Wass
_____________________________________________________________


O C13 é o modelo da Sauber da temporada de 1994 da F1. Foi guiado por Karl Wendlinger, Heinz-Harald Frentzen, Andrea De Cesaris e Jyrki Järvilehto. De Cesaris substituiu Wendlinger a partir da sexta etapa, o Grande Prêmio do Canadá em Montreal até o Grande Prêmio da Europa em Jerez na Espanha. Lehto substituiu De Cesaris nos dois últimos GPs: Japão em Suzuka e Austrália em Adelaide.


Construtor: Sauber
Produção: 1994
Antecessor: Sauber C12
Sucessor: Sauber C14
Tipo de Carroçaria: Monoposto de corrida
Motor: Mercedes 2175B V10
Caixa de velocidades: Sauber/XTrac T semi-auto 6 velocidades
Peso bruto (kg): 515 kg
Designer: Andre de Cortanze
Leo Ress