O MP4/13 é o modelo da McLaren da temporada de 1998 da F1. Foi guiado por David Coulthard e Mika Häkkinen.Foi campeão de pilotos com Mika Hakkinen
Construtor: | McLaren |
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Produção: | 1998 |
Antecessor: | McLaren MP4/12 |
Sucessor: | McLaren MP4/14 |
Tipo de Carroçaria: | Monoposto de corrida |
Motor: | Mercedes-Benz FO110G V10 |
Caixa de velocidades: | McLaren semi-auto L 6 velocidades |
Peso bruto (kg): | 600 kg |
Designer: | Adrian Newey Neil Oatley |
O MP4-14 é o modelo da McLaren da temporada de 1999 da F1. Foi guiado por David Coulthard e Mika Häkkinen. A equipe conquistou o Mundial de Pilotos.
Construtor: | McLaren | ||
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Produção: | 1999 | ||
Antecessor: | McLaren MP4-13 | ||
Sucessor: | McLaren MP4-15 | ||
Tipo de Carroçaria: | Monoposto de corrida | ||
Motor: | Mercedes FO110H 3.0L V10 | ||
Caixa de velocidades: | McLaren L semi-auto 6 velocidades | ||
Peso bruto (kg): | 600 kg | ||
Designer: | Adrian Newey Neil Oatley |
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O P34 foi o modelo de Fórmula 1 da Tyrrell em parte da temporada de 1976 e em toda a temporada de 1977 da F1. Foi guiado por Jody Scheckter, Patrick Depailler e Ronnie Peterson.
A inédita configuração de quatro rodas na dianteira, todas elas esterçantes, foi uma tentativa do engenheiro Derek Gardner de reduzir a área frontal do carro, com o uso de pneus menores, e assim obter uma melhor penetração aerodinâmica. A fábrica de pneus Goodyear teve que produzir, especialmente para o modelo, pneus com 10 polegadas de diâmetro.
O Tyrrell P34 não chegou a ser um fracasso e até conseguiu alguns bons resultados, mas apresentou um desempenho prático bem aquém do esperado pela equipe: embora a área frontal realmente diminuísse, a aerodinâmica proporcionada pelo rombudo bico do carro não era das melhores e, principalmente, as rodas traseiras continuaram com as mesmas dimensões dos outros Fórmula 1 da época --- o que acabava deixando a área frontal praticamente igual. O mecanismo de suspensão e de direção necessário para fazer as quatro rodas esterçarem mostrou-se complexo e de difíceis acerto e manutenção. E os pneus menores, apesar de não mostrarem uma piora perceptível de desempenho ou maior desgaste, tinham um custo muito alto, devido à baixíssima escala de produção.
Construtor: | Tyrrell |
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Produção: | 1976-1977 |
Antecessor: | Tyrrell 007 |
Sucessor: | Tyrrell 008 |
Tipo de Carroçaria: | Monoposto de corrida |
Motor: | Ford-Cosworth DFV V8 |
Caixa de velocidades: | Hewland FG400, 5 velocidades manuais |
Peso bruto (kg): | 587 kg |
Modelos similares: | March 2-4-0 Ferrari 312T Covini C6W Panther 6 |
Designer: | Derek Gardner |
O FW14/FW14B é o modelo da Williams das temporadas de 1991 e a versão B de 1992 da F1. Foi guiado por Nigel Mansell e Riccardo Patrese. O modelo FW14B era equipado com a suspensão ativa. A equipe conquistou o Mundial de Pilotos e de Construtores em 1992.
O Modelo no topo é o FW14, usado em 1991.Acima, o modelo FW14B da temporada 1992, cujo carro foi guiado pelo campeão Nigel MansellConstrutor: | Williams |
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Produção: | 1991-1992 |
Antecessor: | Williams FW13 |
Sucessor: | Williams FW15C |
Tipo de Carroçaria: | Monoposto de corrida |
Motor: | Renault RS3 V10 aspirado Renault RS4 V10 aspirado (B) |
Caixa de velocidades: | Williams/XTrac semi-auto T 6 velocidades |
Peso bruto (kg): | 510 kg |
Depósito (l): | 220 L 223 L (B) |
Modelos similares: | McLaren MP4/4 Ferrari F2002 Ferrari F2004 Lotus 79 Mercedes-Benz W196 |
Designer: | Patrick Head Adrian Newey |
O F2002 é o modelo da Ferrari das temporadas de 2002 e 2003 (apenas parte) da F1. O F2002 foi guiado por Michael Schumacher e Rubens Barrichello a partir da quarta etapa, o Grande Prêmio de San Marino em Ímola até a quarta etapa de 2003, o Grande Prêmio de San Marino em Ímola. Schumacher chegou a pilotá-lo na terceira etapa, o Grande Prêmio do Brasil em Interlagos. A equipe conquistou o Mundial de Pilotos e de Construtores em 2002.
Construtor: | Ferrari | ||
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Produção: | 2002 | ||
Antecessor: | Ferrari F2001 | ||
Sucessor: | Ferrari F2003GA | ||
Tipo de Carroçaria: | Monoposto de corrida | ||
Motor: | Ferrari 051 V10 | ||
Caixa de velocidades: | 7 velocidades semi-automáticas | ||
Peso bruto (kg): | 600 kg | ||
Designer: | Rory Byrne |
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O MP4/4 foi o modelo da Honda Marlboro McLaren para a Temporada de Fórmula 1 de 1988. Teve como pilotos o fracês Alain Prost e o brasileiro Ayrton Senna.
Este monoposto dominou, de forma exuberante o campeonato, vencendo 15 dos 16 GPs, recorde de vitórias de uma escuderia em uma temporada. A equipe conquistou o Mundial de Construtores e as duas primeiras posições no Mundial de Pilotos. O MP4/4 é considerado por muitos entusiastas da Fórmula 1 como o melhor carro de corrida de todos os tempos.
Construtor: | McLaren | ||
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Produção: | 1988 | ||
Antecessor: | McLaren MP4/3 | ||
Sucessor: | McLaren MP4/5 | ||
Tipo de Carroçaria: | Monoposto de corrida | ||
Motor: | Honda RA186E V6 turbo | ||
Caixa de velocidades: | McLaren/Weismann 6 velocidades | ||
Peso bruto (kg): | 540 kg | ||
Modelos relacionados: | Mercedes-Benz W196 Lotus 79 Williams FW14 Ferrari F2002 Ferrari F2004 | ||
Designer: | Gordon Murray |
O MP4/6 e MP4/6B é o modelo da McLaren das temporadas de 1991 e do início da de 1992 da Fórmula 1.
Em 1991, o modelo MP4/6 foi conduzido por Ayrton Senna e Gerhard Berger no campeonato de 1991. A equipe conquistou o Mundial de Pilotos e de Construtores. Já em 1992, o MP4/6B foi utilizado por ambos na primeira e a segunda corrida da temporada de 1992: África do Sul em Kyalami e México em Hermanos Rodríguez. Foi também o fim de um domínio que acabaria com a suspensão ativa da Williams, mas foi o melhor carro desde a temporada de 1988 e eleito o melhor carro de todos os tempos.
Construtor: | McLaren | ||
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Produção: | 1991-1992 | ||
Antecessor: | McLaren MP4/5 | ||
Sucessor: | McLaren MP4/7A | ||
Tipo de Carroçaria: | Monoposto de corrida | ||
Motor: | Honda RA121E V12 aspirado | ||
Caixa de velocidades: | McLaren 6Y Semi-auto T 6 velocidades | ||
Peso bruto (kg): | 505 kg | ||
Designer: | Neil Oatley |
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O JS5 é o modelo da Ligier da temporada de 1976 da F1. Foi guiado por Jacques Laffite
Construtor: | Ligier | ||
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Produção: | 1976 | ||
Sucessor: | Ligier JS7 | ||
Tipo de Carroçaria: | Monoposto de corrida | ||
Motor: | Matra MS73 V12 | ||
Caixa de velocidades: | Hewland TL 2-200 5 velocidades | ||
Peso bruto (kg): | 605 kg | ||
Designer: | Gérard Ducarouge Michel Beaujon |
Howden Ganley, March 2-4-0 Six Wheeler, Silverstone, teste de apresentação do carro, que usava um cambio tempestuoso (quebrava direto, não durava 10 voltas). Nesse treino, o cambio não durou uma volta, os mecanicos da March (que são excelentes gambiarreiros) adaptaram coisas no March (que por sinal também era uma adaptação, do March 761, com profundas adaptações), e o carro voltou com apenas um eixo motriz funcionando (ninguém notou porque estavam mais preocupados com a chuva que caia no circuito).
Texto:Daniel Feliciano
Esse carro careçe de fontes.
Quem puder ajudar com o material, ficarei muito grato.
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O A1/A1B é o modelo da Arrows das temporadas de 1978 e 1979 da F1. Foi guiado por Riccardo Patrese, Rolf Stommelen e Jochen Mass.
Construtor: | Arrows |
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Produção: | 1978-1979 |
Antecessor: | Arrows FA1 |
Sucessor: | Arrows A2 |
Tipo de Carroçaria: | Monoposto de corrida |
Motor: | Ford-Cosworth DFV V8 |
Caixa de velocidades: | Hewland FGA 400 5/6 velocidades |
Peso bruto (kg): | 600 kg |
Designer: | Tony Southgate Dave Wass |
O C13 é o modelo da Sauber da temporada de 1994 da F1. Foi guiado por Karl Wendlinger, Heinz-Harald Frentzen, Andrea De Cesaris e Jyrki Järvilehto. De Cesaris substituiu Wendlinger a partir da sexta etapa, o Grande Prêmio do Canadá em Montreal até o Grande Prêmio da Europa em Jerez na Espanha. Lehto substituiu De Cesaris nos dois últimos GPs: Japão em Suzuka e Austrália em Adelaide.
Construtor: | Sauber |
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Produção: | 1994 |
Antecessor: | Sauber C12 |
Sucessor: | Sauber C14 |
Tipo de Carroçaria: | Monoposto de corrida |
Motor: | Mercedes 2175B V10 |
Caixa de velocidades: | Sauber/XTrac T semi-auto 6 velocidades |
Peso bruto (kg): | 515 kg |
Designer: | Andre de Cortanze Leo Ress |