sexta-feira, 30 de julho de 2010

TOP 10: Acidentes de brasileiros da F1

Em 60 anos de Fórmula 1, apenas 29 pilotos brasileiros tiveram a honra de participar da desta categoria tão importante do mundo.
Porém, oito desses sofreram 18 acidentes graves. O mais recente é o de Felipe Massa, da Ferrari.
Confira agora a lista de acidentes de brasileiros na F1:


México, 1991: Liberado para correr após um acidente de Jet ski, Ayrton Senna estava no treino classificatório quando perdeu o controle de sua McLaren. Com o impacto, o carro capotou e ficou de cabeça de baixo.

Argentina, 1996: Em seu primeiro ano pela Ligier, Pedro Diniz fazia uma prova sem pretensões. Porém, ao sair dos boxes com o tanque cheio, foi surpreendido por chamas no carro. O piloto só queimou as mãos levemente.


Brasil, 1999: No treino livre de sábado, a suspensão do BAR de Ricardo Zonta quebrou quando ele fazia a curva do Laranjinha e atingiu violentamente a barreira. O piloto teve um grave perfuramento na perna esquerda.


Europa, 1999: Também em 1999, Diniz escapou por pouco de sofrer graves lesões na coluna cervical - consequência de um acidente ocorrido após a largada: Alexander Wurz desviou de Damon Hille bateu na roda traseira da Sauber de Diniz, que capotou e houve uma inexplicável quebra do santantônio.


Alemanha, 2001: Após um problema no carro, Schumacher ficou lento no grid e foi abalroado por Luciano Burti, que levantou vôo e capotou sem gravidade.
Bélgica, 2001: Ao tentar ultrapassar Irvine, Burti tocou o carro do rival e bateu. O impacto foi tão forte que o piloto apagou e ficou no hospital por uma semana.

França, 1989: A largada em Paul Ricard é lembrada até hoje pelo capotamento de Maurício Gugelmin, que, após um toque com a Ferrari de Mansell, ficou de cabeça para baixo. Felizmente o piloto nada sofreu.

San Marino, 1994: Na sexta-feira do fatídico fim de semana, a Jordan de Rubens Barrichello bate violentamente na barreira de proteção e capotou. Ele quebrou o nariz e uma costela.

França, 1992: Na classificação, Christian Fittipaldi não respondeu ao comando e o saldo foi um forte impacto traseiro contra um muro. Embora ele tenha saído do carro sozinho, radiografias mostraram que houve fraturas na 5ª e 6ª vértebras. Ficou 57 dias de molho, cinco corridas fora.

Holanda, 1973: Na classificação, Emerson Fittipaldi, ao fazer uma curva veloz de Zandvoort, é surpreendido com a quebra da roda dianteira direita. Seu carro levanta vôo, e cai encima da proteção de pneus e, com o impacto, rompeu-se a tubulação de combustível e teve de ser ajudado por outros pilotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário