quinta-feira, 29 de julho de 2010

Fórmula Indy: Em nome da segurança


A Fórmula Indy é considerada um esporte de alta velocidade. Por isso, a segurança, antes de qualquer coisa, é sempre levada em consideração quando o assunto está em pauta
Por isso, resolvi falar de alguns dispositivos que podem ser considerados como “salvadores” entre o circo da categoria.
SAFER Barrier: em 1º de maio de 2003, Tony George, presidente da IRL, anunciou uma inovação que iria revolucionar a segurança no automobilismo de competição: o SAFER Barrier. O termo SAFER represente Steel and Foam Energy Reduction( absorção de energia com aço e espuma). A novidade foi instalada ao longo das quatro curvas do autódromo de Indianápolis para toda a programação das 500 Milhas daquele ano. A barreira é constituída de blocos de 6 metros. Cada módulo conta com quatro tubos de aço, unidos por solda para formarem uma única peça. Uma nova versão do sistema foi introduzida na segunda metade da temporada de 2003.



 SAFER Barrier: uma alta tecnologia, em nome da Indy.

Não é seguro? Adia tudo!
Um episódio em específico tornou clara, durante a temporada 2008, a prioridade da Indy Racing League com a segurança de seus competidores e integrantes de quipes:infiltrações no circuito de Motegi, conseqüência da forte chuva que caiu na sexta-feira, levaram a entidade a suspender a prova, que seria realizada no sábado, mesmo diante de arquibancadas lotadas e emissoras de TV prontas para a transmissão.
No domingo, o problema foi resolvido e Helio Castroneves foi o pole, mas foi Danica Patrick que venceu a prova, se tornando a primeira mulher a vencer uma categoria top.

O procedimento de resgate de pilotos
 PM-Paramédico
 LD-Médico
F1-Bombeiro 1
F2-Bombeiro 2
CL-supervisor de equipe
IC-Chefe do atendimento
TD- Diretor Médico

Encima, vimos como é o posicionamento da equipe de resgate na Fórmula Indy.


Ao Lado, você vai ver como é os outros procedimentos após um acidente na Fórmula indy.



Aqui você pode ver como é os carros de resgate e de apoio da categoria.
Com todo esse aparato, ainda é difícil de evitar acidentes de grandes proporções, mas podem ser eficazes(ou não) em resgate.

Acidente do piloto Stan Fox nas 500 Milhas de Indianápolis: um incrível acidente que poderia ter sido evitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário